AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM-FACISA
Ensino ativo em um cenário virtual de ensino-aprendizagem
ANATOM A, HISTOLOG A
E FISIOLOGIA HUMANA


O QUE É?
Morfologia
A Fisiologia é a ciência que consiste no estudo do funcionamento da matéria viva, procurando explicar os fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. Pensando que cada ser possui características funcionais próprias, então a fisiologia pode ser dividida em várias áreas, tais como: fisiologia bacteriana, fisiologia celular, fisiologia virótica, fisiologia vegetal e fisiologia humana, entre outras.
Logo, os estudos fisiológicos associados aos estudos morfológicos dos seres vivos constituem as propriedades fundamentais para a intervenção médica, biológica e para a classificação dos mesmos, perfazendo pilares do estudo dos seres.
Anatomia
A Anatomia é a ciência da estrutura do corpo e esta ciência tem seu estudo direcionado macroscopica e microscopicamente (histologia). No estudo da anatomia identificam-se as características básicas que perfazem o conjunto orgânico e que oferecem as condições necessárias para que a funcionalidade do organismo se mantenha preservada. Ela auxilia o estudo fisiológico, ou seja, a estrutura e a função são dependentes um do outro e sempre devem ser consideradas simultaneamente.
A Morfologia, dentro das ciências biológicas e da saúde, é a ciência que trata do estudo das formas biológicas dos seres vivos, levando em consideração as características anatômicas dos mesmos e se tornando ferramenta fundamental para a identificação e classificação das espécies. A descrição morfológica baseia-se na observação das estruturas presentes no corpo dos seres vivos, o que direciona o estudo da organização estrutural dos organismos, possibilitando comparações entre os diferentes tipos de organizações estruturais, ou seja, a anatomia comparativa.
Histologia
Histologia (do grego hystos=tecido + logos=estudo) é o estudo dos tecidos biológicos de animais e plantas, sua formação, estrutura e função.
O método mais comum para estudar os tecidos é realizado por meio da preparação de lâminas histológicas. Resumidamente, tal preparação envolve processos físicos e químicos de corte, fixação, desidratação, diafazinação (ou clareamento) e coloração, os quais envolvem diversos instrumentos ecompostos químicos.