AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM-FACISA
Ensino ativo em um cenário virtual de ensino-aprendizagem
ANATOM A, HISTOLOG A
E FISIOLOGIA HUMANA


Aquela mancha aparece porque, com a batida, os vasos que ficam na derme e carregam o sangue se quebram, formando um pequeno chafariz de sangue, que se espalha por baixo da pele. O "vazamento" fica azul ou roxo e vai sumindo com o tempo (CORRADINI, 2006, p. 06)
PORQUE A PELE FICA ROXA DEPOIS DE UMA PANCADA?
PORQUE AS PESSOAS MAIS VELHAS TÊM CABELOS BRANCOS?
Isso acontece porque a medida que nós envelhecemos, o corpo produz menos melanina, que sem esse corante os cabelos são desbotados e ficam primeiramente cinza e depois brancos (CORRADINI, 2006).
PORQUE OS PÊLOS FICAM ARREPIADOS QUANDO SENTIMENTOS FRIO?
Em cada um dos tubinhos que nascem os pêlos está ligado um músculo bem pequeno. Com o frio esse músculo se contrai, ou seja, se aperta e levanta os pêlos (CORRADINI, 2006, p. 08).

O bebê nasce com 300 ossos no corpo, mas um adulto tem so 206. Onde os outros foram parar? Eles continuam ai dentro mesmo. É que a medida que a pessoa cresce, alguns ossos se juntam e formam um só (CORRADINI, 2006, p. 10).


PORQUE TOSSIMOS
O maior osso do corpo humano fica na perna e se chama fêmur. Numa pessoa de 1,80 metros de altura, ele mede aproximadamente 50 centimentos. O menos é o estribo: o tampinha fica dentro do ouvido e tem só dois milímetros de comprimento (CORRADINI, 2006, p. 10).
Nos brônquios há células que produzem muco, que este se distribui sobre as células que tem cílios, estruturas semelhantes a pêlos muito finos, dotados de um movimento cíclico e ordenado, como o que o vento provoca nos canaviai. A função desse movimento ondulante é empurrar o muco para longe dos alvéolos, em direção à boca, para que seja engolido (muitas vezes sem que percebamos) ou eliminado pela tosse (VARELLA, 2013).

O nosso organismo possui um mecanismo para expulsar de uma vez só essas partículas pequenas: o espirro. O nosso nariz possui células que percebem a presença das sujeiras. Estas células possuem longos cílios que formam os nervos e que vão até uma área do sistema nervoso chamada Centro Respiratório (CR), que também possuem longos prolongamentos, enviam mensagem aos músculos das costas e do abdômen para se contraírem bem fortemente. Isso faz com que o ar seja expulso com muita força pelo nariz e pela boca, resultando no espirro (UFMG, 2010).

Assista ao vídeo clicando a baixo:
PORQUE ESPIRRAMOS
Dormindo nossos vasos sanguíneos ficam dilatados, a pressão arterial e a frequência cardíaca caem, os músculos ficam relaxados e o metabolismo também diminui. Isso tudo acontece para que o corpo se restabeleça. Afinal, todo o organismo, especialmente o sistema nervoso, esteve ativo durante um longo período. O sistema nervoso controla o estado de vigília e o estado de sono. os neurônios relacionados ao processo de sono-vigília entram em fadiga enquanto outros são estimulados e ativam o centro do sono localizado no cérebro. Aqueles neurônios que estavam estimulados entram em fadiga e os outros que estão “descansados” entram em ação despertando a pessoa. Dormir é necessário!!! (FREGUGLIA 2009)

OS OSSOS DO BEBÊ

POR QUE QUANDO SOFREMOS
UMA PANCADA MASSAGEAMOS
A ÁREA QUE ESTÁ DOLORIDA?

A dor é transmitida para a medula espinhal e posteriormente para o cérebro, em sua maioria,
por fibras não mielinizadas, que são terminações
nervosas livres. Quando massageamos a área
dolorida, ativamos receptores de pressão (tato)
que também levam a informação à medula
espinhal, por fibras mielinizadas e de grande
calibre que conduzem o impulso nervoso bem
mais rápido que a sensação de dor. Quando as
duas sensações (dor e tato) chegam à medula,
ambas competem entre si fazendo com que a
sensação de tato ascenda para o cérebro e a
sensação de dor seja inibida parcial ou
completamente. Fundamento que suporta esta
tese chama-se Teoria da comporta da dor,
proposta por Melzack e Wall em 1965.
Segundo Kitchen, a inibição da transmissão de
dor é conseguida alterando o equilíbrio dos
impulsos para as células de transmissão
(células T) de modo a favorecer os aferentes mecanossensitivos (tato ou temperatura) de
diâmetro largo ou provenientes de impulsos
descendentes. Quando isso acontece, a
quantidade maior de impulsos inibitórios
sobrepuja o impulso excitatório gerado
pelos aferentes nociceptivos (de dor)
(KITCHEN, 2003).
OSSOS DO CORPO
PORQUE ESPIRRAMOS
CABELOS E UNHAS CONTINUAM A CRESCER DEPOIS DA MORTE?
O QUE ACONTECE QUANDO ESTAMOS DORMINDO?
Você já percebeu que nos filmes de terror sempre que é aberto um caixão o defunto quase sempre apresenta cabelos compridos e unhas grandes? Pois é, a maioria das pessoas acredita que cabelos e unhas continuam a crescer mesmo após a morte do indivíduo. Mas será mesmo verdade?
A resposta é um sonoro não! Na verdade “tudo não passa de uma ilusão de ótica”, é o que afirma Beni Grinblat, Dermatologista do Núcleo de Oncologia Cutânea do Hospital Albert Einstein. O que ocorre é que quando um indivíduo morre, a pele sofre algumas alterações. O tecido da epiderme se retrai e encolhe, de modo que deixa em maior evidência os cabelos e as unhas, o que causa a falsa impressão de que mesmo após a morte as unhas e os cabelos continuaram crescendo.
CURIOSIDADES
